Procedimentos

Linfadenectomia

Os gânglios linfáticos ou linfonodos constituem uma rede de vasos, tecidos e órgãos que compõe o sistema linfático e que opera em todo o corpo. Os gânglios linfáticos atuam filtrando o fluido linfático chamado de linfa e removendo células danificadas e células cancerígenas, e, por isso, há risco de alguns tipos de cânceres se espalharem por meio dos linfonodos.

A linfadenectomia é o procedimento cirúrgico no qual os gânglios linfáticos, também chamados de linfonodos, são removidos e uma amostra de tecido é avaliado no microscópio em busca de sinais se o câncer já invadiu esses linfonodos, o que pode sugerir ao médico risco de disseminação do câncer (metástase).

Esse procedimento é uma importante parte do processo de diagnóstico e estadiamento de diversos tumores, além de fazer parte do próprio tratamento oncológico, pois a retirada de células cancerígenas dentro desses gânglios promove um maior controle local dessa doença.

Benefícios da linfadenectomia:

  • Dar informação ao médico do risco ou se o câncer se espalhou além do local inicial do tumor (metástase via linfonodo).

  • Ajudar o médico a classificar o câncer e determinar o melhor tipo de tratamento.

  • Remover as células cancerígenas que invadiram o sistema linfático e tentar impedir que elas se espalhem.

  • Prevenir o retorno (recidiva) do câncer após a remoção do tumor.